ELITE SOLDAS E ROBÓTICA

Fone: +55 (31) 3358.4700  

Rua Pedro I, 30, Água Branca | 32371-460 Contagem | MG | Brasil

Visite nossa Loja online

e adquira seu produto: 

www.elitemaquinas.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

O que você precisa saber para ser um robotista industrial?

May 16, 2018

Robotista! Muita gente nunca deve ter ouvido falar nesta palavra, mas saiba que se trata de uma das profissões de maior demanda pela indústria atualmente.

 

O termo, que surgiu informalmente nos galpões industriais, basicamente designa o profissional com formação em mecatrônica, seja técnico ou engenheiro.

 

Numa indústria, que caminha a passos largos para automação de processos - em que máquinas executam tarefas de precisão e insalubridade, como por exemplo a soldagem de carrocerias de uma fábrica de automóveis, assim como cabines de pintura;robotistas têm sido contratados com excelentes salários.

 

Formação

 

Para se tornar um robotista há dois caminhos: a formação técnica (de nível médio) ou o ensino superior em engenharia mecatrônica.

 

No Brasil há diversas faculdades e universidades que oferecem graduação em engenharia mecatrônica, assim como instituições que ministram cursos de nível técnico.

 

Aplicações

 

A combinação de conhecimentos de automação e experiência técnica é fundamental para que o robotista consiga fazer com que a máquina seja capaz de operar com precisão e segurança.

 

Afinal, o robô nada mais é que uma máquina articulada, movida a eletricidade e que executa movimentos e tarefas preestabelecidas.

 

Assim, o robô precisa ter uma configuração de cálculo preciso para que seja capaz de executar tarefas complexas como o corte de peças, soldagens de vários pontos de uma estrutura,  manipulação de produtos de alta periculosidade, dentre outras tarefas que exijam precisão que vão além da capacidade humana.

 

Por isso, o robotista, seja ele um técnico ou engenheiro mecatrônico, é um profissional que terá a cada dia mais demanda numa indústria em que processos automatizados estão substituindo o capital humano.

 

Deseja fazer o curso de robotista? Fale conosco!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Quais são os principais tipos de robô industrial?

March 14, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive