Por que implementar robôs industriais em processos de produção?


Nos processos industriais, a utilização de robôs aprimora as atividades de aplicação de solda, corte, movimentação de materiais, entre outras coisas, melhorando a qualidade dos produtos e reduzindo os custos do processo a médio e longo prazo. A qualidade da montagem industrial depende, ainda, da contratação de profissionais voltados ao planejamento e adaptação das linhas de produção. Isso reflete, então, no seu produto final.

A automação industrial cria mecanismos para uma melhor produção e redução de custos, com enfoque nas necessidades especiais de cada unidade fabril. Esse sistema transfere as tarefas de produção a um conjunto de sistemas mecânicos, que garantem uma maior agilidade e precisão, reduzindo, inclusive, no desperdício de materiais. Além disso, os projetos visam sempre a segurança e a qualidade dos processos e produtos. Dessa forma, os benefícios dessa implementação perpassam pelos diversos ramos industriais: a produção, a geração e distribuição de energia, o deslocamento de produtos, dentre outros.

Os robôs são projetados a fim de auxiliar em atividades que exigem esforços repetitivos, movimentos com precisão, rapidez, resistência e força. Isso simplifica a tarefa para que os operadores não necessitem realizar ações repetitivas e que demandam esforço físico para os processos de produção.

Dessa forma, os benefícios da implementação de robôs industriais são:

1. Maior segurança em tarefas de risco: Os sistemas automatizados são projetados para auxiliar na segurança, possuindo sensores e alarmes para alertar em situações adversas, por exemplo. Além disso, os projetos seguem normas rigorosas que obrigam aos empreendimentos a execução de práticas de segurança.

2. Redução dos custos de produção: Por mais que os equipamentos de automação representem um alto custo inicial, à médio e longo prazo, eles trazem alto retorno financeiro. Isso porque os equipamentos possuem longa vida útil, reduzem o desperdício de materiais e matéria prima e são mais adequados às atividades que demandam repetição e esforço físico.

3. Análise de controle da qualidade: Os robôs garantem movimentos sempre iguais na realização de suas operações, apresentando menor risco de falhas ou fabricação de peças com qualidade inferior ao padrão. Além disso, ao integrar o equipamento aos tecnológicos sistemas de gestão, torna-se possível a customização das programações, em função disso, a geração de dados sobre as atividades auxilia na realização de análises de controle da qualidade.

4. Alta na produtividade industrial: A robótica aumenta a produtividade, garante agilidade em processos mecânicos e aumenta a qualidade. Além disso, ela permite a execução de tarefas mecânicas de forma precisa, programando um ritmo de acordo com a necessidade da produção.

Nós da Elite Soldas e Robótica nos colocamos à disposição para conversarmos ou esclarecermos quaisquer dúvidas acerca do assunto. Entre em contato conosco por meio da aba “contato” aqui em nosso site ou por nosso telefone (31) 3358-4700.


Fonte: REDAÇÃO MURRELEKTRONIK. Benefícios da robótica na automação industrial. 03 de setembro de 2019. Disponível em: <http://blog.murrelektronik.com.br/beneficios-da-robotica-na-automacao-industrial/?rdst_srcid=2020759>. Acesso em: 29 de jan. de 2021.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon

ELITE SOLDAS E ROBÓTICA

Fone: +55 (31) 3358.4700  

Rua Pedro I, 30, Água Branca | 32371-460 Contagem | MG | Brasil

Visite nossa Vitrine Virtual

e adquira seu produto: 

www.elitemaquinas.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social