Manutenção de equipamentos de soldagem: O que é? Como e quando fazer?

Equipamentos de soldagem demandam manutenção permanente. Afinal, são máquinas de uso severo, que trabalham em altas temperaturas e ambiente agressivo.
Assim, é fundamental que a manutenção esteja em dia para garantir a segurança dos operadores, a produtividade de seu negócio e a qualidade dos produtos, com a certeza de obter resultado desejado.
Afinal, máquina cara é máquina parada!
O que é?
A manutenção preventiva dos equipamentos de soldagem consiste na verificação dos componentes do equipamento, elementos de desgaste, pontos de aquecimento e de mau contato.
Cilindro de gás, reguladores de pressão, tocha, cabos, mangueiras, transformador, bicos, são alguns itens que precisam ser verificados rotineiramente para evitar defeitos nos aparelhos, na execução do trabalho e principalmente acidentes.
Quando realizar a manutenção?
Como há uma grande variedade de tecnologias de soldagem em corte, os componentes de cada equipamento têm durabilidade variada.
O ideal é respeitar os prazos estabelecidos por cada fabricante. E desenvolver um cronograma de manutenção de cada máquina, baseada em fator de operação, período de trabalho e grau de agressividade do ambiente.
Deve constar a relação de componentes verificados e substituídos, assim como orientação para a próxima vistoria. Assim, se consegue reduzir riscos de danos e acidentes.
Como fazer?
A manutenção deve ser feita por profissionais capacitados e com ferramentas apropriadas.
Conheça os serviços de manutenção de equipamentos oferecido pela Elite Soldas!
Tags: