Importância do uso de equipamentos de proteção no processo de soldagem

Para quem trabalha com soldagem e corte de metais, segurança é sempre um assunto primordial. Por mais que a empresa invista para tornar os processos mais seguros, sempre existem riscos que precisam ser entendidos e minimizados.
Dentre os riscos oferecidos pelo processo de soldagem podemos elencar: poluição por liberação de fumos metálicos, choques elétricos, problemas de visão e queimaduras por radiações invisíveis (raios infravermelhos e ultravioletas) e radiações visíveis (luminosidade), excesso de ruídos e, até mesmo, incêndios e explosões, entre outros.
Para minimizar os riscos, o primeiro passo é uso correto dos equipamentos de segurança:
- Máscara para soldador – proteção da face e, especialmente, da região dos olhos;
- Óculos de proteção – proteção dos olhos e do rosto contra respingos e calor;
- Protetor auricular – proteção contra ruídos excessivos;
- Botas de segurança com bicos de aço – proteção dos pés;
- Toca em raspa de couro ou algodão;
- Perneiras (polainas) – proteção das pernas;
- Avental e casaca – protege o corpo, região frontal, contra agentes escoriantes e abrasivos;
- Luvas de proteção – protege as mãos contra queimaduras, respingos, sem interferir na capacidade de movimento e flexibilidade do soldador para o manuseio da solda.
É importante que os EPIs sejam adquiridos de fornecedores que consigam atestar a qualidade dos equipamentos. A empresa também deve ficar atenta quanto à vida útil e necessidade de troca de cada um dos itens.
Mas, nada disso fará sentido se o empregado não souber usar corretamente os EPIs e/ou não entender a importância de cada um deles para a sua proteção.
Por isso, além dos treinamentos técnicos sobre o manuseio dos equipamentos de solda e da segurança do processo, as empresas também precisam se preocupar em oferecer capacitação para os colaboradores sobre o uso dos EPIs.
Quer saber mais sobre EPIs para soldagem? Converse com os nossos Consultores - CLIQUE AQUI
Tags: