ELITE SOLDAS E ROBÓTICA

Fone: +55 (31) 3358.4700  

Rua Pedro I, 30, Água Branca | 32371-460 Contagem | MG | Brasil

Visite nossa Loja online

e adquira seu produto: 

www.elitemaquinas.com.br

  • Facebook Social Icon
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Como prevenir para que seus equipamentos não se queimem com os raios

February 26, 2018

 

 

 

O primeiro trimestre do ano é marcado pelas tradicionais chuvas e tempestades de verão, que normalmente são acompanhadas por trovões e raios. Segundo pesquisas, no Brasil são registrados mais de 50 milhões de raios por ano.

 

Os raios são descargas atmosféricas que podem atingir as redes elétricas, de telefones e internet. Ao atingir algumas delas, as descargas geram campos eletromagnéticos e surtos elétricos, que podem danificar equipamentos eletrônicos que estejam ligados nas tomadas.

 

Para a indústria, os raios podem representar um grande prejuízo e risco para o negócio. Afinal, estamos falando de equipamentos de alto valor agregado e produção contínua.

 

Apenas para se ter uma ideia, imagina o que seria investir na implementação de um equipamento de soldagem, uma célula robotizada ou uma mesa de corte a plasma e ver o equipamento queimado por causa de uma descarga elétrica?

 

Imagina o custo para manutenção ou aquisição de um novo equipamento? Pensa na perda de produtividade motivada pela paralisação de um processo inteiro, por causa do equipamento danificado?

 

Para não correr esse risco, as indústrias têm investido em procedimentos e equipamentos de segurança, que podem diminuir os impactos e evitar danos para os equipamentos.

 

 

Como a sua empresa pode se prevenir contra os raios

 

Elencamos aqui, algumas dicas que podem ajudar a sua empresa:

 

- Desligar os equipamentos da tomada.

 

- Ter um sistema de aterramento eficiente de acordo com as especificações dos equipamentos. Atenção: O neutro da companhia energética não é aterramento!

 

- Uso de filtros de linha e estabilizadores – o primeiro tem a função de atenuar os efeitos de interferências na radiofrequência, enquanto o segundo é usado para minimizar variações de tensão.

 

- Instalação de pára-raios: servem para proteger a estrutura da indústria – prédios e instalações.

 

- DPS: dispositivos de proteção contra surtos elétricos, têm aplicação voltada para a proteção de equipamentos eletrônicos contra descargas elétricas.

 

 

Manutenção e Assistência Técnica

 

 

A prevenção é sempre o melhor remédio. Por isso, é importante que a sua empresa conheça as opções existentes no mercado e analise qual a melhor aplicação para o seu negócio.

 

Agora, se você já teve algum problema com equipamento danificado ou queimado por descarga elétrica, a solução é remediar o problema. E podemos ajudar você!

 

Conheça os serviços de manutenção, assistência técnica e reposição de peças oferecidos pela Elite Soldas e Robótica. Converse com os nossos Consultores.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Quais são os principais tipos de robô industrial?

March 14, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive