ROBÔS DE SOLDAGEM PODEM CONTRIBUIR EM RESULTADOS POSITIVOS

November 17, 2020

O uso da robótica nos processos de soldagem oferece inúmeros benefícios às empresas de todos os tamanhos, aumentando o volume de produção, melhorando a qualidade da solda e, proporcionando baixos custos de produção, mão-de-obra e materiais. Quando os sistemas de soldagem robótica são implementados corretamente, eles auxiliam as empresas na obtenção de uma vantagem competitiva em relação àquelas que ainda não aderiram a essa tecnologia. Dessa forma, mais do que nunca, indústrias menores têm iniciado investimento na automação para alcançar resultados positivos.

 

Antes de adicionar os robôs de soldagem ao chão de fábrica, no entanto, várias considerações devem ser realizadas. O sistema correto deve ser selecionado, levando em conta, por exemplo, o espaço disponível nas instalações, a adequação de máquinas e processos que antecedem a soldagem e oferta de treinamentos aos operadores a fim de tornar a obtenção dessa tecnologia mais eficiente.

 

  • Vantagens da Soldagem Robótica

Os sistemas de soldagem robótica oferecem consistência e repetibilidade que podem levar a um aumento significativo na produtividade e na qualidade da peça acabada. A melhoria na qualidade ajuda, ainda, a reduzir o tempo e recursos gastos em retrabalho. Dessa forma, os custos de produção são reduzidos, assim como os desperdícios e mão-de-obra.

 

  • O que Considerar na Implementação da Soldagem Automatizada?

Ao considerar a soldagem robótica, as empresas devem fazer a pergunta "Quais são os nossos gargalos? "A partir da identificação dos objetivos, pode-se determinar se a automação da soldagem é realmente a solução certa. Esses objetivos podem incluir maior produtividade, maior qualidade da soldagem ou treinamento simplificado para os operadores de soldagem.

 

Instalações e Espaço Físico

A solução de soldagem robótica necessária pode exigir uma célula de solda maior ou menor que a área disponível. A necessidade de expandir ou modificar o espaço para acomodar uma solução de automação de soldagem aumenta os custos e pode impactar bastante para a empresa.

 

Peças que serão fabricadas

Embora as peças não precisem ser perfeitas, elas precisam ser repetíveis. Se houver uma folga em uma peça, ela precisará ser uma folga repetível para que possa ser soldada pelo sistema da mesma maneira todas as vezes. Quando há muita variabilidade nas peças, isso pode levar a mais tempo de inatividade para ajuste ou retrabalho. Teoricamente a junta de solda pode ter variação de no máximo a metade do diâmetro do arame de solda.

Caso essa variação seja maior, a empresa deverá identificar as falhas no corte e conformação e corrigir, antes de implementar a solução robótica.

 

Fluxo de trabalho da peça

O fluxo de trabalho para soldagem robótica provavelmente será bem diferente do fluxo de trabalho para pedidos semi-automáticos, que podem ser alterados mais facilmente e produzidos em lotes menores. Um sistema robótico de soldagem normalmente produz em torno de cinco vezes o número de peças soldadas manualmente (varia de acordo com a empresa, processo, equipamentos e geometria das peças).

 

Treinamento e Supervisão

Esse é um dos fatores mais importantes para uma operação de soldagem robótica bem-sucedida, especialmente para usuários iniciantes e pequenas empresas. Infelizmente, também é frequentemente um dos fatores mais negligenciados. O treinamento inicial em um sistema de soldagem robótica é crítico, e muitos integradores de equipamentos  oferecem treinamento no local para ajudar na instalação, programação básica e treinamento do usuário. Além disso, é necessária a realização de treinamentos contínuos, uma vez que os recursos e funções das células robóticas de soldagem podem ser alterados. Desse modo, é importante permanecer-se atualizado, aproveitando totalmente o investimento.

 

  • A Soldagem Robótica pode tornar a sua indústria mais competitiva

O impacto positivo da automação em soldagem tem ajudado, cada vez mais, menores indústrias a se tornarem mais competitivas. O planejamento, a compra e a implementação de robôs de solda devem ser realizadas com cuidado para que se obtenha o benefício de uma maior qualidade e produtividade. Um fabricante de equipamentos robóticos confiáveis, como a Elite Soldas e Robótica, é um bom recurso para esse planejamento.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

Quais são os principais tipos de robô industrial?

March 14, 2018

1/6
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags