Rua Pedro I, nº 30, Água Branca | Contagem - MG +55 (31) 3358.4700
Login

O nosso site utiliza Cookies, os quais são necessários para seu funcionamento e para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nosso Termos de Uso e Política de Privacidade.

ACEITAR E FECHAR

Blog

Confira as novidades da Elite

Qual o melhor robô de solda?

Qual o melhor robô de solda?

Ao decidir pela compra de um robô de soldagem, e sabendo da grande importância dessa máquina dentro do parque fabril, a grande questão é “Qual robô comprar?” haja vista a grande oferta no mercado e variação de valores e recursos.

Após a instalação do primeiro robô em uma indústria, ele passa a ser o coração da fábrica, pois em caso de parada toda a produção fica comprometida, por isso a importância em escolher bem o fornecedor.

Alguns pontos são muito importantes nessa escolha:

• Velocidade
 

Sabemos que a velocidade de solda tem pouca variação entre uma fonte e outra, mas a velocidade de deslocamento do robô é muito importante. Dependendo do conjunto robô + fonte de solda, existe uma perda de tempo na troca de sinais entre os equipamentos e alguns robôs tem a aceleração e desaceleração mais rápidos que outros. A soma desses tempos, pode dar uma diferença muito grande na produção ao final do mês.

• Pós-vendas
 
Máquina parada é dinheiro perdido! Procure saber se o integrador oferece total suporte remoto e onde estão os assistentes técnicos. Outro detalhe muito importante é que esse assistente técnico tenha condição e permissão para resolver qualquer problema dentro da célula robótica. Um problema comum que vemos é de o técnico que faz a manutenção do robô, não faz da fonte de solda, ou da tocha, ou da unidade de limpeza ou ainda que não tenha entendimento do software.
 
• Conjunto de equipamentos
 
Uma célula robotizada é composta basicamente por: sistema elétrico e de segurança, fonte de solda com alimentador de arame, unidade de limpeza, software de programação, robô com tocha e em alguns casos, mesas posicionadoras. A perfeita comunicação e harmonia entre os equipamentos é fundamental para a boa estabilidade do sistema e para evitar problemas futuros. Imagine o transtorno de um técnico não identificar um problema na célula por não deter conhecimento do outro equipamento que faz parte do conjunto!
 
Pensando nessa situação a Panasonic desenvolveu o sistema TAWERS (The Arc Welding Robot System) no qual todos os equipamentos são de mesma marca e integrados.
 

Deseja saber mais? Estamos à disposição, faça contato!

Willian Oliveira
Diretor Comercial
Elite Soldas e Robótica