Rua Pedro I, nº 30, Água Branca | Contagem - MG +55 (31) 3358.4700
Login

O nosso site utiliza Cookies, os quais são necessários para seu funcionamento e para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com nosso Termos de Uso e Política de Privacidade.

ACEITAR E FECHAR

Blog

Confira as novidades da Elite

O que é um robô?

O que é um robô?

A definição de robô é polêmica. A Federação Internacional de Robótica, ONG sueca que reúne centros de pesquisa e empresas de 20 países apresenta o robô como máquina que opera sozinha ou com o controle parcial, para realizar serviços úteis a humanos.

Dentro deste conceito existem centenas de diferentes tipos de robô, cada um deles com suas particularidades. Mas, uma coisa é certa: a idéia de um super-robô à imagem do ser humano, capaz de imitar todas as suas funções, já ficou para trás. Hoje são desenvolvidos robôs cada vez mais especializados e, principalmente, que tenham aplicação prática e mais de 95% dessas máquinas atualmente em funcionamento são robôs industriais, ou seja, braços mecânicos, programados para realizarem tarefas repetitivas em linhas de montagem. Cada setor industrial usa modelos bem específicos e eles são tantos que se torna impossível determinar qual seria o mais avançado.

Existem ainda os robôs cirurgiões, braços mecânicos controlados por médicos em operações delicadas, que exigem cortes ultraprecisos e os chamados robôs humanóides, ou andróides, que já conseguem subir escadas - como o incrível Asimo, da Honda - e até são capazes de aprender coisas novas a partir de tentativas e erros próprios - como o Cog, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Por fim, os modelos feitos para interagir conosco, imitando nossos gestos.

A grande promessa para o futuro são os nanorrobôs, que devem revolucionar a medicina e a indústria: máquinas construídas átomo por átomo, em escala nano (1 bilhão de vezes menor que 1 metro), ou seja, do tamanho de moléculas.

Esses minúsculos objetos poderão entrar em nosso corpo e ajudar o sistema imunológico a combater doenças até a segunda metade deste século.

A Elite utiliza em suas células de soldagem o robô industrial desenvolvido pela Panasonic, um dos maiores nomes da indústria mundial de eletrônicos. Os modelos utilizados são empregados no trabalho de soldas de peças, um dos usos mais comuns para robôs industriais. Seu braço mecânico, com a chama de solda na ponta, reproduz a versatilidade de um soldador humano. Ele pode ser programado para trabalhar em diversos tipos de indústria.