Elite e CEFET iniciam projeto educacional
Na tarde do dia 30 de junho o diretor da Elite, Willian Oliveira, recebeu a visita de dois dos maiores especialistas em soldagem do Brasil, o professor Alexandre Queiroz Bracarense, titular do departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e a professora Ivanilza Felizardo, docente no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG.
O encontro marcou o início de uma parceria inédita entre a empresa Elite Soluções em Corte e Solda e o CEFET que vai beneficiar centenas de alunos do curso de Engenharia Mecânica. Foi acordado que a Elite vai fornecer em regime de comodato, uma mesa CNC de corte plasma Ametista para ser utilizada nas aulas.
O projeto que deve iniciar em breve vai atender a região metropolitana de Belo Horizonte e preparar novos profissionais para o mercado de trabalho por meio da união da expertise de quase 30 anos da Elite e destes dois grandes especialistas no setor.
Bracarense é graduado em Física e mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Colorado School of Mines, USA e conta com uma vasta experiência na área de Engenharia Mecânica, de materiais e metalúrgica, com ênfase em soldagem, atuando principalmente em soldagem robotizada e soldagem subaquática molhada.
Já, Felizardo que é doutora em Soldagem pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG atua como docente no CEFET nas disciplinas do curso de graduação e pós-graduação Tecnologia da Soldagem; Metalurgia da Soldagem; Metodologia da Pesquisa; TCC; Processos Não Convencionais de Soldagem do curso de Engenharia Mecânica, além de ser coordenadora do curso de Graduação em Engenharia Mecânica e do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições – NEAC e Orientadora da Equipe de Competição CEFAST BAJA.
A escolha da Elite para fazer parte do projeto deve-se a credibilidade e confiabilidade que a empresa representa no mercado, bem como seu diversificado portfólio. A empresa por outro lado, visualizou na proposta a possibilidade de formação de profissionais qualificados para um mercado com tantas necessidades.