5 características do robô de solda que vão te ajudar a lucrar mais
Muitas empresas ainda hesitam em investir em um robô de solda, portanto, um bom começo é conhecer algumas das características do robô de solda.
Assim, é possível analisar todas as suas funcionalidades e recursos, porém, é importante ressaltar que é um equipamento que tem revolucionado diferentes indústrias em razão de sua velocidade e performances.
Nesse artigo, vamos discutir 5 características do robô de solda, mostrando que é uma ferramenta que tem impacto direto na lucratividade das empresas, otimizando a produtividade em escala industrial e a qualidade dos produtos.
O que é um robô de solda?
Antes de detalharmos as características do robô de solda que vão te ajudar a lucrar mais, vamos apenas relembrar o que é um robô de solda.
O robô de solda é um robô industrial concebido e programado para realizar soldagens, processos que consistem em juntar duas ou mais peças metálicas.
É um equipamento que possui braços articulados que podem se deslocar em diferentes direções.
Esses robôs são utilizados em diversos segmentos industriais, como por exemplo, automobilístico, aeroespacial e eletrônico, proporcionando uma soldagem repetitiva e precisa.
5 características do robô de solda que vão te ajudar a lucrar mais
Os robôs de solda possuem diversos recursos que os tornam imprescindíveis para a automação industrial, particularmente em processos de soldagem.
Confira, a seguir, 5 características do robô de solda que contribuem para maior lucratividade de empresas:
1.Posicionadores
Os posicionadores do robô de solda agilizam o processo de soldagem, pois permitem que as peças sejam posicionadas precisamente durante o processo de soldagem.
Nesse cenário, propiciam maior velocidade de trabalho do equipamento, o que se reflete em maior flexibilidade e produtividade.
Portanto, ao possibilitar que o robô de solda opere de forma contínua e eficiente, os operadores aumentam a quantidade de peças soldadas em menor tempo, levando a maior produção, por consequência, maior lucratividade.
É importante frisar que o posicionador é opcional, ou seja, os robôs de solda não vêm equipados com posicionadores.
2.Fontes de soldagem
As fontes de soldagem são uma das principais características do robô de solda, visto que asseguram a consistência das soldagens, atendendo aos requisitos de qualidade exigidos.
Por sua vez, isso reduz o retrabalho e o desperdício de material, resultando em economia de custos.
Outra particularidade das fontes de soldagem é a capacidade de operar em alta velocidade, que se traduz em maior volume de produção.
Por fim, muitas fontes de soldagem podem ser adaptadas a diferentes tipos de soldagem, como MIG, MAG e TIG, suprindo assim diferentes demandas de produção, aumentando a eficiência e rentabilidade.
3.Software de programação off-line
A programação offline possibilita a programação dos robôs enquanto continuam a operar, otimizando o tempo de produção e reduzindo interrupções na linha de produção.
A interface gráfica intuitiva favorece a criação de programas complexos sem a necessidade de especialistas de programação no local, otimizando assim o uso dos robôs.
Vale mencionar que esse software permite simulações altamente precisas, além de cálculo e visualização de tempo de ciclo, ajudando a planejar a produção de forma mais eficiente e obter soldas de qualidade superior.
Uma das características do robô de solda que acompanha o software de programação off-line é a possibilidade de criar e editar programas de soldagem em um ambiente 3D, simulando os movimentos do robô antes da operação real.
4.Consumíveis
Os consumíveis de alta qualidade e durabilidade se ajustam ao tipo de soldagem realizada, reduzindo o desperdício de materiais, consequentemente, resulta em uma economia significativa a longo prazo.
É importante ressaltar que consumíveis de alta qualidade asseguram soldas mais precisas, o que possibilita economia de tempo e recursos devido a não necessidade de correções.
Além disso, os processos industriais são otimizados, tendo em vista que os consumíveis se adaptam perfeitamente aos robôs de solda, permitindo a soldagem de mais peças em menos tempo.
5.Controle automático do arco elétrico
O controle automático do arco elétrico é outra das características do robô de solda, que garante que a distância entre o bico de contato e a peça seja mantida constante.
Dessa forma, as soldas são mais consistentes e de melhor qualidade, assegurando a integralidade dos produtos.
Então, ao manter a estabilidade do arco, o controle automático agiliza a operação dos robôs em velocidades mais altas, e juntamente com a eliminação de interrupções para ajustes manuais, há um aumento considerável da produtividade.
Por fim, muitos sistemas de controle automático do arco elétrico são integrados a softwares de programação offline, o que permite a simulação dos parâmetros de soldagem antes da execução real, minimizando erros e aumentando a eficiência.
Conclusão
A integração dessas 5 características do robô de solda aumenta a versatilidade do sistema, com isso, a mesma célula robótica é capaz de atender a uma diversidade de aplicações, otimizando o investimento e proporcionando mais rentabilidade.
Todos esses recursos do robô de solda maximizam o processo de soldagem, visto que garantem a eficiência das operações, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais.
Portanto, é inegável que o robô de solda contribui significantemente para a competitividade e a sustentabilidade das operações industriais.